AVISO DO SEESE
Seese intensifica ações do Outubro Rosa

Seese intensifica ações do Outubro Rosa

Foi realizado na tarde de ontem mais uma atividade educativa da campanha Consciência Rosa na Praia de Atalaia, em Aracaju. A atividade faz parte do movimento mundial Outubro Rosa, que visa conscientizar as pessoas com relação à prevenção e combate ao câncer de mama. Reunidos nas intermediações do tradicional Arco da Orla de Atalaia, os profissionais realizaram discursos e dialogaram com a população sergipana com o propósito de tirar algumas duvidadas sobre a doença. Ainda houve apresentação cultural do grupo de dança da AAACASE e da banda Joia Rara. Conforme dados apresentados pelo Ministério da Saúde, no ano passado foram diagnosticados no Brasil 57.120 casos novos de câncer de mama, com um índice estimado em 56,09 casos para cada 100 mil mulheres.

Presente no ato, a enfermeira Gabriela Pereira, representante do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe (Seese), destacou a necessidade de conscientizar a população a realizar os exames e identificar de forma precoce o diagnostico positivo. Pelo segundo ano consecutivo a enfermeira abraça a Consciência Rosa e tenta contribuir para que o índice da doença seja controlado no país. “Esse é meu segundo ano participando do movimento Outubro Rosa, mas o nosso sindicato já atua há mais tempo. Trata-se de uma atividade positiva na qual tentamos estimular as pessoas a realizarem os exames de forma constante para que possamos minimizar o número de novos casos no mundo”, disse.

Apesar das estatísticas apresentarem amplo aspecto negativo, o Sindicato dos Enfermeiros acredita na mudança positiva deste cenário e esclarece: Caso o câncer seja detectado numa fase precoce, a taxa de sobrevida em cinco anos é de quase 100%. São justamente nesses dados progressistas que a categoria em Sergipe se apega e luta contra o câncer de mama. Além do Seese, estiveram presentes também representantes da: Associação dos Amigos da Oncologia (AMO), da Associação de Apoio dos Adultos com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE), da Legião Feminina de Combate ao Câncer, da Onco Hematos, e da Onco Cirurgia.

Apesar da campanha ser direcionada com atenção para as mulheres, Gabriela Pereira ressaltou a necessidade dos homens também se envolver com a causa e realizar o autoexame. Nos últimos cinco anos cresceu o número de homens com diagnóstico de câncer de mama no Brasil. “Todos devem se preocupar com a doença e buscar realizar o exame que é simples e fácil de fazer. Caso surja alguma irregularidade e suspeitas sejam detectadas, é fundamental que o cidadão busque os serviços de saúde mais próximo. Fica aqui o alerta para homens e mulheres, como também o convite para os colegas enfermeiros fortalecerem o Outubro Rosa”, pontuou.

Na próxima quarta-feira, 14, o Seese volta a compor as atividades alusivas durante a ‘Caminhada das Vitoriosas’, evento promovido pela AMO/Sergipe. Já no dia 22 de outubro a participação será na palestra sobre o Câncer de Mama que será realizado no auditório do Jornal Cinform.

 

Outubro_Rosa (1) Outubro_Rosa (4) Outubro_Rosa (3) Outubro_Rosa (2)