Presidenta da FNE, Shirley Morales, participou de audiência virtual interativa na Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal e também enfermeira, Carmem Zanotto, juntamente com a Comissão Externa de Ações contra o coronavírus composta pelas deputadas Jandira Feghali, Alice Portugal e o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira.
Realizada em 12 de maio, em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro, a audiência debateu ações preventivas da vigilância em saúde e possíveis consequências para o Brasil quanto ao enfrentamento a pandemia causada pelo coronavírus. Shirley Morales abordou questões trabalhistas, a exemplo do não fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para o enfrentamento da covid-19, a burocracia para realizar a testagem nos profissionais de enfermagem, o não cumprimento do afastamento das lactantes e dos profissionais pertencentes ao grupo de vulneráveis/risco. Além disso, ela solicitou ao Governo Federal e demais esferas, um comprometimento, um olhar diferenciado a estes profissionais devido ao alto número desses trabalhadores mortos pela doença.
Outras entidades representativas da enfermagem também participaram da audiência. Entre elas estavam o Cofen, ABEn, Coren-SC Escola de Enfermagem Anna Neri. Por ser uma audiência interativa, ela está disponibilizada no site da Câmara dos Deputados. CLIQUE AQUI e assista a audiência.
FONTE: Ascom Seese