Breaking News

12 de maio: Seese e Sintama realizam vígilia em homenagem aos trabalhadores da enfermagem vítimas da Covid-19

EMOCIONANTE
Assim foi a homenagem que o Seese e Sintama fizeram aos profissionais da enfermagem e enfermeiros neste 12 de maio de 2020. Foi realizado uma vigília na Praça da Bandeira, em Aracaju, para homenagear os profissionais da enfermagem mortos, vítimas da covid-19, bem como, as mais de 12 mil pessoas que também foram mortas. Esta data ficará marcada para sempre nas mentes de todos os guerreiros que estão no enfrentamento desta pandemia.

Vestidos de jaleco, carregando uma cruz e uma vela, respeitando o distanciamento social, os 20 enfermeiros e técnicos de enfermagem realizaram um minuto de silêncio pontualmente às 18:00. Em seguida, a música “Aleluia” e “Como é grande o meu amor por você” emocionou os profissionais que ali estavam.

#JuntosSomosMais#DiasDifíceisTambémPassam#12deMaio
#DiaDaEnfermagem#DiaDoEnfermeiro#20deMaio
#DiaDoAuxiliarETécnicoDeEnfermagem #LuteComoUmaEnfermeira #EnfermagemEuValorizo

A vigília foi realizada de forma pacífica, respeitando as recomendações internacionais de distanciamento, número limitado de participantes (20 ao total) e todos os profissionais que participaram do evento usaram máscaras. Além de homenagear os trabalhadores que morreram por conta do novo coronavírus, o ato buscou apoio dos usuários do SUS para com esses profissionais que são os pilares do Sistema Único de Saúde.

Assim como o ato de 1º de maio (Dia do Trabalhador), a manifestação do dia 12 é uma iniciativa dos trabalhadores de todo Brasil, mas com o apoio das entidades representativas. Em Aracaju, a manifestação contou com o apoio do Seese, do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Município de Aracaju (Sintama), da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), do Coren-SE, do Cofen e da ABEn.

Ato virtual em homenagem aos trabalhadores da enfermagem

Aproveitando a visibilidade deste ato, também está sendo realizado uma manifestação virtual, incentivado que profissionais da saúde, população, políticos e outras personalidades postem fotos e vídeos no Instagram com as duas hashtags #EnfermagemEuValorizo e #LuteComoUmaEnfermeira.

A intenção é dar visibilidade para essa categoria que está na linha de frente contra a doença. Assim como as imagens do ato de 1º de maio ganharam visibilidade nas redes sociais, a idéia é que as hashtags sejam altamente compartilhadas.

Por que 12 de maio?

A data não foi escolhida por acaso, no dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermeiro. A comemoração acontece em todo o mundo desde 1965. No entanto, a data só foi estabelecida de maneira oficial em 1974, depois de uma decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.
O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Durante o período de 12 a 20 de maio acontece a semana brasileira de enfermagem.
O encerramento da celebração se dá no dia 20, em razão do Dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem. Essa data é alusiva à morte de Ana Néri, patrona da enfermagem no Brasil.

2020 o ano da enfermagem

Durante a Assembleia Mundial da Saúde de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu 2020 como o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. O marco comemorativo tinha o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender maior protagonismo, públicas de financiamento e mais representatividade para a categoria.

De acordo com a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …