Breaking News

Seese aborda na Alese tema” Os desafios do SUS e a resistência do Controle Social”.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) e conselheira estadual de saúde, Shirley Morales, participou na manhã de hoje (05), do segundo expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para debater sobre o Sistema  Único de Saúde, o SUS. A palestra, em comemoração à Semana da Saúde, tem como  principal objetivo sensibilizar os parlamentares quanto ao papel dos controle social no enfrentamento dos problemas de saúde no Brasil e em Sergipe.


Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), falou que estão em uma semana de mobilização nacional, onde todo o Brasil está debatendo, nas Casas Legislativas, a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios em termos de financiamento. ” Os movimentos populares e de trabalhadores somado a todos aqueles que fazem parte dos conselhos de saúde, como gestores, prestadores de serviços, tem o papel de fiscalizador e representantes da sociedade precisam lutar para que o direito social à saúde seja  garantido. Por isso, realmente é necessário que se tenha resistência”, frisou Shirley.
Durante seus esclarecimentos, Shirley comenta que nos últimos anos houve retrocessos na área da saúde. Entretanto o controle social, em seu papel de resistência, foi fundamental para que não houvesse mais perdas direitos. Afinal a saúde é direito fundamental firmado na Constituição Federal.
Shirley, menciona que os sindicatos e os conselhos estão cansados de trazer denúncias e serem refutados pelo governo. Assim, solicita que seja avaliado pelos deputados a possibilidade de instauração de CPI  da saúde do Estado. ” A Comissão Parlamentar de Inquérito é o melhor espaço para os parlamentares verificarem os fatos”, explicou Shirley.

Check Also

Seese e Sintama convidam candidatos à prefeitura de Aracaju para debater propostas da enfermagem

O Seese convida todos os candidatos e candidatas à Prefeitura de Aracaju para uma reunião …