Breaking News

Sindicatos se reúnem com secretária municipal de saúde de Aracaju para discutir a terceirização do Hospital Nestor Piva

Ocorreu nesta sexta-feira dia 11, a reunião extraordinária da mesa de negociação do SUS Aracaju, na sede da Secretaria Municipal da Saúde, solicitada através de ofício encaminhado pelos 11 sindicatos, em regime de urgência.
A gestão Municipal recebeu os representantes sindicais, para esclarecer os motivos que levaram a prefeitura à terceirização do Hospital Nestor Piva. Após os esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde, os sindicatos expuseram aos gestores sua indignação devido à ausência de negociação sobre o assunto antes da tomada de decisão quanto à entrega da administração do Hospital Zona Norte à iniciativa privada. Os representantes sindicais relataram que não houve o fornecimento do contrato aos sindicatos nem ao Conselho Municipal de Saude de Aracaju. Os sindicatos afirmaram que uma vez que existe a mesa de negociação esse tema deveria ser debatido com antecedência na tentativa de encontrar uma alternativa plausível para a situação, antes do contrato ser celebrado. As representações sindicais encontraram fragilidades na empresa selecionada, e citaram problemas que já começaram a ser enfrentados pelos usuários quanto ao atendimento dos profissionais médicos da empresa contratada. Na oportunidade, a presidente do Seese, Shirley Morales, apresentou uma proposta que foi aceita pelos sindicatos como proposta da bancada dos trabalhadores. A princípio a contratação da empresa seria suspensa e os funcionários do Hospital Fernando Franco fossem temporariamente dar suporte ao Hospital Dr. Nestor Piva, já que o Hospital Zona Sul se encontra em reforma e neste ínterim a prefeitura elaboraria um novo processo seletivo em caráter de urgência e com novos valores de remuneração para as vagas que não foram preenchidas no primeiro processo seletivo, tanto para a categoria médica, como para outras categorias, até que seja feito concurso público,
que já estava previsto para 2019, de acordo com o plano de saúde aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Os representantes da prefeitura de Aracaju, ficaram de encaminhar a proposta para o prefeito Edvaldo Nogueira, sendo acordado que na próxima semana seria dado um retorno aos sindicatos .
A reunião com a prefeitura, ficou agendada para quinta-feira dia 17, às 9 horas na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …