AVISO DO SEESE
SEESE prestigia posse de Conceição frente à SES

SEESE prestigia posse de Conceição frente à SES

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE) se fez presente na solenidade de posse da enfermeira Maria Conceição Mendonça, ex-superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como secretária de Estado da Saúde. Representada pela sindicalista Flávia Brasileiro, a categoria seguiu para o ato solene a fim de prestigiar a posse, e, ao mesmo tempo, destacar que o SEESE está disponível para debater ações que resultem já em curto prazo melhorias para os enfermeiros e consequentemente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto ao desejo de qualificação do serviço público, durante o pronunciamento de posse a secretária prometeu dar uma resposta mais rápida e resolutividade quanto ao atendimento a população sergipana. A escolha de Maria Conceição para assumir o espaço deixado por Zezinho Sobral foi feito pelo ex-gestor, juntamente com o governador Jackson Barreto de Lima que à enalteceu como uma pessoa muito competente, na qual possui serviços prestados, inclusive, a nível nacional junto ao Ministério da Saúde. Segundo o governador, Conceição: “Conhece como poucos o funcionamento da Secretaria e não apenas o Samu que é sua área específica; mas também na implantação de UPAs e dos hospitais”.

O anúncio da troca de comando da SES, sobretudo a escolha da colega enfermeira para assumir o cargo, é avaliado pelos enfermeiros sergipanos com orgulho. Na avaliação de Flávia Brasileiro, o Estado de Sergipe e as categorias ligadas à pasta da saúde ganham com a chegada de Conceição. “Trata-se de uma colega enfermeira que sempre se destacou em todos os serviços prestados. Não temos dúvidas que ela vai realizar, mais uma vez, uma gestão positiva. Estivemos na disputadíssima solenidade de posse para parabenizar o governo pela escolha da nossa colega de profissão, como também para garantir que o SEESE deseja firmar parcerias”, afirmou.

Histórico

Natural de Areia Branca, Maria da Conceição Mendonça Costa é enfermeira formada pela UFS, especializada em Gestão da Clínica nos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Hospital Sírio Libanês (SP), e em Urgência e Emergência, atuando, desde 1992, na área.

A enfermeira já atuou na implantação, reorganização e adequação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192 Aracaju, que serviu como projeto piloto para o Ministério da Saúde, antes mesmo da Portaria Ministerial 2048/2002. Ela atuou também na implantação dos hospitais da Zona Norte e Sul de Aracaju, além da Urgência Psiquiátrica São José. Já participou dos projetos de implantação do Samu em todas as regiões do País, predominando as capitais. Conceição também atuou na implantação e participação das portarias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), salas de estabilização, entre outros projetos.

No Ministério da Saúde, ficou à frente do Projeto de Implantação da Força Nacional do SUS (FN-SUS) e foi uma das responsáveis pelo comando e liderança na tragédia de Santa Maria, além de coordenar importantes missões humanitárias em todo o país, a exemplo das enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro, situações de desassistência no Acre, assistência indígena, enchentes no Amazonas, além da organização da Rede de Urgência em grandes eventos como: Visita do Papa ao Brasil, Jogos X-Games, Copa das Confederações, e Copa do Mundo FIFA 2014. Assumiu a Superintendência do Samu 192 Sergipe em janeiro de 2015.

“O curriculum trabalhista da colega Maria Conceição mostra o quanto ela é competente. Não há duvidas que a classe dos enfermeiros em Sergipe está super orgulhosa por contarmos a partir de agora com uma gestora devidamente centrada e que entende o dia-a-dia dos servidores públicos da saúde. O Sindicato dos Enfermeiros está disposto para trabalharmos juntos em prol do progresso coletivo”, pontuou Flávia Brasileiro.