AVISO DO SEESE
Seese marca presença no 1º CONCE
1º CONCE

Seese marca presença no 1º CONCE

O evento reuniu mais de mil participantes no Centro de Convenções de Pernambuco

Representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) participaram do primeiro Congresso Nacional Científicos dos Enfermeiros (CONCE), evento realizado entre os dias 02 e 04 deste mês na cidade de Olinda/PE. Coordenado pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), o encontro teve caráter científico, com propósito de debater a segurança do profissional de enfermagem enquanto trabalhador, maneiras de diminuir o impacto do stresse, jornada de trabalho e carga emocional, naturalmente vivenciados por esses profissionais no exercício do seu trabalho.

Paralelo aos temas principais, durante os três dias de diálogo os participantes ainda debateram temas polêmicos como: o aumento do número de ocorrências de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Para Shirley Morales, presidente do Seese, eventos como o CONCE tendem a proporcionar progressos coletivos. “A participação no CONCE foi muito positiva e um sucesso. Os temas muito atuais levaram a uma reflexão sobre praticas em saúde do trabalhador e segurança do paciente. Os palestrantes também estavam excelentes, abordaram muito bem suas temáticas. Parabéns aos organizadores e a todos os sindicatos presentes”, destacou.

Conforme destacado pela comissão organizadora, diante do aumento de profissionais de enfermagem em novos ambientes de trabalho como: fábricas, refinarias, plataformas de petróleo, no cuidado domiciliar e outros ambientes que vão além do tradicional espaço hospitalar de prestação do cuidado, tornaram-se crescentes os índices de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e falhas no processo do cuidado. Todos os aspectos negativos passam a preocupar os enfermeiros pelo país afora devido ao baixo nível de investimento em preparação dos profissionais frente aos novos desafios e perspectivas.

Na avaliação do vice-presidente do Seese, Marcelo Dangllys, é preciso destacar a qualidade deste primeiro CONCE, e a importância de os especialistas sergipanos sempre participarem do congresso nacional. Durante os três dias de debate mais de 1.000 profissionais foram cadastrados, entre eles, cinco diretores do Seese. “O evento superou todas as nossas expectativas diante do amplo debate com temas bastante relevantes para as atividades dos profissionais enfermeiros. Nós dos sindicatos estivemos presentes com cinco diretores, sendo a presidente Shirley Morales que foi convidada para compor a mesa principal de abertura do congresso”, disse.

Stand – De forma simultânea ao congresso, foi realizado a 3ª HOSPITALMED, apontada como uma das maiores feiras de produtos, equipamentos, serviços e tecnologia para hospitais, laboratórios, clinicas e consultórios. A programação científica contou com palestras, seminários, mesas redondas e workshops acerca de assuntos relacionados ao tema do congresso. “Durante o evento o Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe montou um stand na feira com o propósito de divulgar as atividades do nosso sindicato, recepcionando os colegas congressistas de todo o país e realizando sorteios de brindes do Seese. Os colegas de classe do Estado de Sergipe que estiveram no encontro aprovaram o CONCE e saíram satisfeitos com as palestras e mesas de diálogos realizadas”, pontuou.