Breaking News

Regularização das tardes de estudo dos servidores da saúde de Aracaju é decidida durante reunião entre sindicatos e SMS

A presidência do Seese, representado por Shirley Morales e Gabriela Pereira, participou no dia 24 de abril, da reunião da Mesa de Negociação com a gestão da Secretaria do Município de Saúde de Aracaju (SMS/Aracaju) para tratar da regularização das tardes de estudo dos servidores da saúde.

Segundo informações relatadas pela gestão municipal, dos 160 profissionais que não responderam sobre a escolha do turno de estudos, 21 eram profissionais enfermeiros. Com isso, eles propuseram finalizar as discussões colocando o turno de estudos apenas no horário vespertino.

Os dirigentes sindicais pontuaram que os trabalhadores tiveram problemas com o cadastramento da plataforma do Google Forms. Desta forma, a gestão municipal irá tomar como base a escolha na folha de ponto do turno de estudo dos profissionais que não responderam, para concluir esse levantamento.

É importante destacar que os servidores do PSS também terão direito às capacitações presenciais, assim como quem trabalha 30 horas semanais e faz parte do Programa de Saúde da Família (PSF). Quem tem redução também terá direito ao turno proporcional, ou seja, as 02 (duas) horas.

A gestão municipal informou que pretende iniciar as capacitações em meados de maio, e por isso, fará uma reunião extraordinária para dizer se com o levantamento consegue fechar pelo menos uma turma no turno da manhã, para os profissionais que escolheram o turno matutino.

Outro ponto discutido na Mesa de Negociação foi em relação ao programa Previne Brasil. Quanto a isso, foi informado que a portaria será alterada para 45 dias, o número de afastamento, para receber o pagamento e também será revisto o corte que houve para os profissionais com redução de carga horária no valor do repasse, para que possam voltar a receber integral.

Em relação a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), será dada a opção de o profissional de nível superior receber um treinamento de 04 (quatro) horas mensais para planejar e capacitar a sua equipe de ACS. A gestão municipal destacou que não será obrigatório e caso nenhum profissional aceite, o treinamento será realizado pela própria SMS.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …