Na manhã de ontem, dia 08 de julho, a vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), Shirley Morales, participou em Brasília da plenária da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional de Saúde (CNRMS), que é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e que tem como objetivo avaliar o programa de residência em saúde no Brasil.
Na ocasião, vários pontos foram abordados na reunião, como a discussão acerca da matriz curricular dos programas de residência, homologação dos processos de trancamento, afastamento e desligamento, denúncias, chamamento do cadastro de programas MEC, credenciamento e reconhecimento de programas de residência, retomada do funcionamento das Câmaras técnicas, além de discutirem com afinco a minuta de legislação sobre trancamento, afastamentos e desligamentos.
A elaboração da minuta de trancamento e licenças foi concluída pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Esse documento norteará diversos Coremus em todo país sobre o tema. Essas comissões locais tem como objetivo propor e promover a articulação com as Políticas Nacionais de Educação e da Saúde com a Política de Educação Permanente em Saúde de cada Estado.
Outro ponto discutido e deliberado pela CNRMS, foi com relação às atividades de suas Câmaras Técnicas (CT). Será encaminhado oficio às entidades que fazem parte das CT’s para que possam indicar seus representantes a fim de participarem da reunião que acontecerá no dia 02 de outubro. As câmaras técnicas são de extrema importância por fazerem a emissão de pareceres técnicos ou manifestações, que são solicitações para complementar as informações prestadas nos processos analisados pela CNMRS