O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) vem a público repudiar veementemente a resposta da Secretária de Saúde de Aracaju, Waneska de Souza Barboza, ao ofício de nº 212/2018, encaminhado pelo Seese, contendo as pautas específicas da categoria. A atual gestão negou a folga histórica em comemoração ao Dia do Enfermeiro, que sempre foi disponibilizada de acordo com a necessidade do serviço sem que causasse desassistência à população e podendo ser gozada dentro do ano.
Além disso, no ofício encaminhado pela secretária, não há o reconhecimento da liberação para participar de duas assembleias mensamente sem que houvesse faltas para os participantes. Tal ganho é proveniente de acordo de greve conjunta e foi pactuado, pelos sindicatos da saúde e a gestão anterior em reunião ordinária da mesa de negociação permanente do SUS Aracaju, no dia 21 de julho de 2015.
Tal decisão demonstra uma postura unilateral e autoritária tendo como base práticas antissindicais. As assembleias são espaços legais e legítimos para discussões essenciais para garantir o cumprimento dos direitos do trabalhador. Esses fóruns também visam construir um ambiente de trabalho salutar e com perspectivas positivas para trabalhadores e usuários.
Por fim, destacamos que o mesmo Estatuto citado para negar todos os pleitos, está sendo descumprido desde o início dessa gestão no que se refere, por exemplo, ao cumprimento da data-base em 1º de abril, ao pagamento da gratificação por serviço extraordinário e ao pagamento da gratificação por titulação.