Breaking News

FNE realiza visita ao deputado Federal Mauro Nazif (PSB/RO)


A vice-presidente a Federação Nacional dos Enfermeiros, Shirley Morales, esteve reunida no último dia 10 de abril, com deputado federal Mauro Nazif (PSB/RO) para discutir as lutas nacionais dos Enfermeiros, bem como o projeto de lei de autoria do deputado que aborda a questão do Piso Salarial da Enfermagem.
O PL 1876/2019 retoma os termos do PL 4924/2009, também de autoria de Mauro Nazif, que instituía um piso fixado no valor de R$4.650,00 reais para o Enfermeiro, 50% desse valor para o Técnico de Enfermagem e 40% para o Auxiliar de Enfermagem e para as parteiras. Sendo o reajuste baseado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Porém o projeto de lei de 2009 foi arquivado e com a saída do deputado Mauro da Câmara Federal para assumir a prefeitura de Porto Velho/RO, outros deputados reavaliaram o projeto e fizeram a correção dos valores. Quando retornou à Câmara Federal, o deputado retomou a discussão do piso salarial da categoria.
Na visão do deputado Mauro Nazif, os profissionais de Enfermagem, além de perfazer uma carga horária de trabalho elevada, acumulam mais de um vínculo empregatício com intuito de compensar as baixas remunerações que o mercado impõem aos trabalhadores da enfermagem. Mesmo assim, em muitos casos, esse objetivo não é alcançado.
Com seu retorno, nessa legislatura, à Câmara Federal, o deputado retornou a discussão do projeto de estabelecimento de piso salarial, por entender que a jornada do trabalhador enfermeiro é desgastante e compromete tanto a saúde do profissional quanto a qualidade do atendimento ao paciente. Isso acaba prejudicando toda a população que é afetada diariamente pela deterioração do sistema de saúde do país.
Shirley Morales aproveitou a ocasião para pedir ao deputado que revise seu projeto, em favor do projeto 459/ 2015 do deputado André Moura (PSC/SE) que já havia corrigido o valor do piso de enfermagem e teve apensado a ele os demais PL’s referentes ao Piso Salarial da Enfermagem. O Deputado Mauro recebeu muito bem o pleito e afirmou que envidará todos os esforços para que a categoria alcance êxito em suas bandeiras nacionais de luta. Também afirmou que revisará seu projeto e que não descarta a possibilidade de apensar o PL 1876/2019 ao PL 459/2015 ou mesmo retirá-lo tendo em vista sua intenção de não causar prejuízo à categoria.

Check Also

Assembleia do Seese informa sobre atitudes da EBSERH e Acordo Coletivo de Trabalho

No dia 02 de fevereiro, o Seese realizou uma assembleia via plataforma de streaming, onde …