Breaking News

Diretoria do Seese compõe os delegados da 11ª Conferência Municipal da Saúde de Aracaju

Diretoria do Seese compõe os delegados da 11ª Conferência Municipal da Saúde de Aracaju
As diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(Seese), Shirley Morales, Gabriela Pereira, Paula Aparecida Souza, Raquel Tavares e Eunice Coelho participaram, na última quinta-feira, 11, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), da 11ª Conferência Municipal da Saúde de Aracaju, realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe. O objetivo da conferência foi discutir com usuários, trabalhadores e gestores da saúde municipal, diretrizes para melhoria da saúde pública. A conferência municipal de saúde é uma as etapas da 16ª edição da Conferência Nacional de Saúde que ocorrerá em agosto deste ano.
A conferências teve como tema central ‘Democracia e Saúde” e estava dividido em três eixos temáticos: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS. Cada eixo possuía um facilitador que explanou com bastante clareza o tema.
A proposta da Conferência Nacional de Saúde é que a partir de conferências municipais, realizadas até dia 15 de abril, e as conferências estaduais, agendadas entre os dias 15 de abril até 15 de junho, a população possa identificar os problemas de saúde locais e ao mesmo tempo fazer propostas de melhorias das políticas públicas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Aracaju, cada unidade de saúde do município realizou sua conferência, onde a população teve a oportunidade de eleger os delegados que participariam da etapa municipal e elaborar propostas dos eixos que seriam norteadores da conferência municipal de saúde.
Durante a conferência municipal de Aracaju foram aprovadas 12 propostas de cada a eixo que serão enviadas à conferência estadual de Saúde. Durante o encontro, ocorreu a eleição dos delegados que irão participar da etapa estadual. Entre os delegados eleitos estão enfermeiros, incluindo a diretora do Seese Gabriela Pereira. O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe elaborou moções que foram aprovadas pelos delegados presentes. Entre as moções estão a de apoio à regulamentação da jornada de 30h semanais para a enfermagem no Estado de Sergipe e duas moções de repúdio, uma contra a PEC 06 /2019 que diz respeito a reforma da previdência e a outra contra o decreto de Bolsonaro, que extingue vários conselhos de diversos ministérios.

Check Also

Eleição do Conselho Municipal de Saúde de Simão Dias resulta na representação do Seese e Coren-SE

No dia 7 de fevereiro, o Conselho Municipal de Saúde da cidade de Simão Dias, …