Durante reunião realizada nesta sexta-feira (08/05), os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Federal (MPF), requisitaram informações e dados do quantitativo de profissionais enfermeiros que atuam nos Hospitais Universitário (Aracaju) e Zé Franco (N. Sra. Do Socorro) e testaram positivo em relação ao coronavírus.
A presidenta do Seese, Shirley Morales, esclareceu os questionamentos dos procuradores Dr. Emerson Albuquerque e Dr. Albérico Neves, ambos do MPT, e da procuradora Dra. Martha Figueiredo do MPF. Na oportunidade, Shirley relatou todas as denúncias dos enfermeiros, principalmente, no que diz respeito a burocracia para a realização dos testes, falou da insuficiência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), citou a hierarquização para a entrega dos EPI’s no Hospital da Zona Sul (HZS), e a ausência de um protocolo de fluxos de sserviços padrão para ser utilizado em todo o estado. Também relatou a audiência de organização se rede quanto à regulação da urgência estadual.
Para a presidenta do Seese, esses são os motivos do crescente número de profissionais da enfermagem estarem infectados pelo vírus. Além disso, há gestores que determinam que os trabalhadores utilizem os EPI’s por até 30 dias, o que vai de encontro às recomendações da OMS e Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Outra pauta debatida foi em relação ao NÃO afastamento dos profissionais pertencentes ao grupo de risco. Os procuradores solicitaram ao Seese, os relatórios com todas essas informações por unidade de saúde, se solidarizaram com o trabalho que vem sendo desenvolvido por estes profissionais e informaram que realizaram um acordo com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e que irá disponibilizar mais de 3 mil testes para os profissionais da saúde, priorizando os trabalhadores do SAMU e os que estão diretamente na linha de frente contra a covid-19. Esta informação foi recebida com muito entusiasmo pela presidenta do Seese que agradeceu profundamente a atitude dos Ministérios Público do Trabalho e Federal em Sergipe.
FONTE: Ascom Seese