Breaking News

Covid-19: Estado recebe Comissão de Criticidade

Governo do Estado recebe a Comissão de Criticidade, formada por trabalhadores da saúde pertencentes aos Conselhos e Entidades Sindicais. A reunião realizada nesta quinta-feira (26/03), no Palácio dos Despachos, teve como objetivo discutir pontos cruciais sobre o enfrentamento do covid-19 afim de que as providências sejam tomadas.

Na ocasião, a vice-presidente do Seese, Gabriela Pereira, em seu momento de explanação informou sobre os relatos dos profissionais enfermeiros, entre eles: a descontinuidade na entrega dos kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) no SAMU, na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, HUSE e Hospital Regional de Itabaiana. Neste último, os trabalhadores alegaram que a máscara N-95 estava sendo entregue apenas a um determinado grupo de profissionais.

Vice-presidente do Seese, Gabriela Pereira.

Outro ponto abordado por Gabriela Pereira foi em relação aos protocolos e treinamentos. Muitos municípios ainda não têm os protocolos de fluxos definidos, e alguns alegaram estar na dependência do Estado para a elaboração.

Segundo os representantes do Estado, com o lançamento do protocolo para Atenção Básica sobre o covid-19, logo após houve uma reunião com prefeitos e secretários de saúde dos municípios de Sergipe para que estes criem seus próprios fluxos, e consequentemente, treinem e capacitem suas equipes.

Outra solicitação do Seese foi para ampliar e garantir que o trabalhador tenha acesso a exibição das aulas do programa ‘Tele Saúde’, um recurso de capacitação fornecido aos trabalhadores. Na oportunidade, a gestão estadual informou que quer avançar neste quesito e já está trabalhando para melhorar a metodologia. Além disso, informou que pretende ampliar o ‘Tele Educação’ para a rede hospitalar.

Em relação as capacitações, a gestão estadual afirmou que está capacitando, in loco, os profissionais do SAMU e que um conteúdo áudio visual sobre o uso e descarte dos EPI’s está sendo elaborado.

Durante a reunião foi sugerida a abertura dos leitos de retaguarda de forma imediata nos Hospitais da Polícia Militar (HPM), Hildete Falcão e São José (HSJ), afim de diminuir a concentração dos atendimentos no HUSE.

Uma das grandes preocupações dos representantes dos Conselhos de Classe e dirigentes sindicais é em relação aos trabalhadores que estão na linha de frente do covid-19. Eles solicitaram que a gestão realize treinamentos efetivos e disponibilize apoio médico e psicológico com o intuito de minimizar o afastamento destes profissionais, uma vez que um grupo de profissionais vulneráreis já estão afastados do trabalho. Também foi sugerido que as gestantes fizessem parte desse grupo de vulneráveis e que fosse criada uma campanha de sensibilização para a população sobre a importância do isolamento domiciliar.

Em resposta, o governo informou que boa parte das solicitações das entidades representativas já estavam em fase de execução e pediu que todos os requisitos fossem enviados formalmente para análise e possíveis correções do que está sendo contrário ao Decreto do Governo e das legislações. Em seguida, relatou que receberá 10 mil testes do coronavírus e que os gestores já estão analisando a que público será destinado os testes. Atualmente, apenas os profissionais de saúde e pacientes sintomáticos mais graves realizam o teste. Sobre os containers, já está sendo elaborado o protocolo para o funcionamento. Quanto a questão do descumprimento da suspensão do ponto biométrico pelo HUSE, o diretor de Atenção Integral a Saúde, João Lima, irá verificar o porquê do não cumprimento ao decreto.

Vale ressaltar que a orientação do Sindicato dos Enfermeiros à sua base, em relação a ausência dos EPI’s, é que seja comunicado a supervisão imediata, registrado no Livro de Ordem e Ocorrência e que formalize a denúncia ao Sindicato.

Participaram da reunião os representantes do CRM, Coren-SE, CRO, Crofito, Seese, Sintama e Sintasa.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …