Breaking News

Covid-19 Brasil: CNS recomenda que a rede privada obedeça a fila única do SUS para uso de leitos da UTI

A presidenta da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), do Seese e coordenadora adjunta da CISS (Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Shirley Morales, participou de uma reunião virtual na quarta-feira (22/04), com os demais integrantes do Comitê de Crises do Conselho.

Na oportunidade, os integrantes do Comitê discutiram uma pauta que incluía a Recomendação de nº 26, publicada em 22 de abril deste ano. O documento recomenda aos gestores do SUS, em seu âmbito de competência, que requisitem leitos privados, quando necessário, e procedam à sua regulação única a fim de garantir atendimento igualitário durante a pandemia.

O objetivo é que as esferas governamentais possam gerir recursos, favorecendo a contratação de leitos privados de terapia intensiva para uso do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as necessidades sanitárias específicas em cada território. Estados como Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, entre outros, por exemplo, já estão com a capacidade máxima de ocupação dos leitos de UTI disponibilizados pela rede pública.

A coordenadora adjunta, Shirley Morales, solicitou aos demais membros da Comitê de Crise do CNS, que criassem uma agende política para debater este assunto no Congresso Nacional, Ministérios Públicos, Conselhos Estaduais de Saúde e a OAB. Uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana.

Além desta pauta, Shirley Morales sugeriu ao CNS que fosse elaborada uma Nota de Solidariedade ao povo amazonense por conta da criticidade em que o Estado está passando nesse momento de enfrentamento da covid-19.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …