Breaking News

Bancada sindical participa de Mesa de Negociação do SUS Aracaju


Na última segunda-feira dia (03), as diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales e Gabriela Pereira participaram de reunião da mesa de negociação do SUS Aracaju. Além do Seese, estiveram presentes representantes do Sintasa, Sintrafa, Sinodonto, Sindimed, Sacema, Sindinutrise, Sinpsi, sindifarma e Sindasse e a gestão municipal de saúde.
A reunião teve como pauta principal, a discussão do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como finalidade desenvolver e melhorar os trabalhos das Equipes de Saúde da Familia, com recursos de incentivo federal para os municípios participantes. Também foi discutida a importância dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) no PMAQ, uma vez que estes têm como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados pelas equipes de saúde que serão apoiadas.
Os sindicatos apresentaram uma contraproposta ao que foi proposto pela gestão última reunião da mesa de negociação. A Secretaria Municipal de Saúde propôs novos percentuais de rateio e também que houve uma reavaliação das equipes para que tenham acesso aos recursos do PMAQ, o que não foi aceito pelos trabalhadores. Na última segunda-feira (03), os dirigentes sindicais propuseram à gestão, que os profissionais de saúde continuassem recebendo 75% do recurso federal e 25% deste, continuaria com Prefeitura. Para este percentual não haveria nenhuma avaliação além do estipulado pelo Ministério da Saúde. A bancada de trabalhadores colocou que se a gestão quiser repassar parte de seu percentual para os trabalhadores, poderia ser feita uma nova avaliação com os profissionais apenas para esse percentual diferencial. As categorias argumentaram que os 75% que já são pagos atualmente ao trabalhador e não há como aceitar retrocessos.
Ao fim da reunião, os representantes da bancada de gestores afirmaram que a proposta dos trabalhadores será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde ( SMS) para que seja analisada.

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …