Breaking News

Após fiscalização na UPA Nestor Piva, SMS recebe diretoria do Seese

A diretoria do Seese e os conselheiros municipais de saúde foram recebidos na manhã desta quarta-feira, dia 24, pelo secretário adjunto da saúde de Aracaju, Carlos Noronha, para tratar da superlotação e demais problemáticas encontradas na fiscalização realizada no dia 23, na UPA Nestor Piva. Diante mão, a gestão municipal informou que irá agendar uma reunião conjunta com o CMS, CES, SES, Sindicatos, para alinhar uma melhor estratégia sobre a demanda e a espera por leitos de UTI e o fluxo dos pacientes dentro e fora do município de residência.

Outros assuntos foram debatidos na reunião, entre eles estão a não renovação dos contratos dos profissionais de saúde, principalmente os da enfermagem ocasionando um aumento de hora extra para os trabalhadores; a síndrome gripal pediátrica do HPP Fernando Franco que retornou para dentro do Hospital, misturando os fluxos de serviços; a falta de estruturação da Central de Material de Equipamentos (CME); e também, a ausência de treinamento dos profissionais.

O secretário adjunto, Carlos Noronha, informou que algumas irregularidades constatadas na fiscalização já estão sendo solucionadas, a exemplo do serviço de gasometria, que retornará ao Hospital Fernando Franco e no caso da UPA Nestor Piva fará um termo aditivo no contrato com a empresa Centro Médico do Trabalhador para a implantação do serviço na Unidade.

Em relação a não renovação dos contratos, a coordenadora da REUE, Ana Paula Santos Leite, explicou que alguns profissionais não cumpriram com as obrigações do contrato. A conselheira municipal e vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, aproveitou a oportunidade e ressaltou que o contrato apresenta precarização de salários e jornada de trabalho elevada, além de não haver treinamento prévio e capacitação continuada para esses profissionais. O Secretário comprometeu-se em reavaliar o contrato e irá notificar o departamento responsável (CEPS) para realizar capacitações dos profissionais de forma permanente.

Com relação a síndrome gripal pediátrica do HPP Fernando Franco, foi esclarecido que o setor retornará para o antigo local. Em relação a CME, foi informado que existe uma solicitação de melhorias por parte da coordenação de enfermagem local, que será avaliada pela coordenadora de Infraestrutura, Carla Christine Santos, e encaminhada ao Seese para conhecimento e análise.   

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …