Breaking News

Agravamento da pandemia e vacinação é tema de reunião entre a FNE e Sindicatos dos Enfermeiros Estaduais

Na última segunda-feira, dia 18, a presidenta da FNE, Shirley Morales, esteve reunida com os diretores representantes dos Sindicatos dos Enfermeiros Estaduais de todo o país. O encontro, realizado por meio de vídeo conferência, teve como objetivo debater sobre a atual conjuntura e agravamento da pandemia provocada pelo SARS-COV-2 que assola o país, bem como, a operacionalização da Campanha de Vacina.

Cada representante relatou os problemas enfrentados em seus respectivos estados, entre os mais alarmantes, estão a falta de EPI’s adequados para o processo de vacinação, segurança nas UBS’s, ausência de insumos e a logística de distribuição das vacinas.

Os dirigentes narraram as dificuldades que os trabalhadores estão enfrentando para se deslocarem ao campo de trabalho por falta do recebimento de salário. Outros enfatizaram a dificuldade de acesso aos gestores municipais e estaduais para discutir a operacionalização e distribuição das vacinas.

A presidenta da FNE, Shirley Morales, pontuou que a falta de diálogo da Gestão para com os sindicatos é muito preocupante. “A ausência do diálogo dos gestores com os sindicalistas, principalmente os que representam a Enfermagem, nos deixa extremamente preocupados. Nossas categorias são as que ficam na ponta das unidades hospitalares, nós sabemos como de fato os procedimentos precisam ser realizados. A segurança do profissional e do usuário, por exemplo, é um ponto importantíssimo que precisa ser observado. Estamos recebendo muitas denúncias, em todo o país, de subdimensionamento dos profissionais de enfermagem, ausência de EPI’s e insumos para a realização do processo de vacinação”, disse Shirley, ressaltando que há muitos trabalhadores pertencentes ao grupo de risco que não foram afastados e continuam prestando assistência em hospitais.

Os projetos nacionais em defesa da Enfermagem também foram debatidos na reunião, assim como, a deliberação para confecção de um documento orientador sobre a segurança do trabalhador e do usuário durante a vacinação contra a COVID-19. Tal documento, que está previsto para ser confeccionado ainda nesta semana, será encaminhado às bases, gestores municipais, estaduais e ao próprio Ministério da Saúde (MS). A FNE irá em busca da subscrição deste documento das demais entidades representativas da Enfermagem no âmbito nacional.

Ficou deliberado que as entidades sindicais estaduais compartilhem entre si e na própria imprensa, seus cards e materiais de publicidade sobre o processo de vacinação. O intuito é desmistificar os fake news, incentivando a campanha de vacinação como um bem para a população.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …