Breaking News

A pedido do MPT e MPF, Seese repassa informações trabalhistas relacionadas ao enfrentamento da covid-19

Após solicitação dos Ministérios Públicos do Trabalho e Federal, a presidenta do Seese, Shirley Morales, participou na tarde deste domingo (05/07) de uma videoconferência com os procuradores Dr. Emerson Albuquerque (MPT) e Dra. Martha Figueiredo (MPF). O objetivo foi o de repassar informações sobre o pagamento de insalubridade aos profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus e de prestar esclarecimento sobre denúncias de falta de transparência sobre as taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermarias, bem como sobre o funcionamento do Hospital de Campanha de Aracaju e Hospital da Polícia Militar.

A presidenta do Seese relatou que tanto a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) como o Sindicato, pleiteiam que TODOS os profissionais da área da saúde, independente do setor que atuam, recebam os 40% de insalubridade sobre o salário base do trabalhador, devido à transmissão comunitária da COVID-19. Clique aqui e vote a favor da aprovação da Insalubridade de 40% sobre o salário base dos trabalhadores da saúde de Sergipe

Informações pertinentes a superlotação de alas não específicas da Covid-19 também fora requisitada. Shirley Morales esclareceu aos procuradores com base nos relatos recebidos dos profissionais enfermeiros. “Recebemos denúncias de que há pacientes suspeitos e confirmados do coronavírus, internados em áreas que não são especificamente destinadas a Covid-19. A exemplo, nós temos áreas gripárias com a capacidade de ocupação acima de 200%, como consequência, os pacientes são transferidos para Alas Amarelas e Vermelhas. Esse seria o caso de denúncias sobre o HUSE e Hospital Regional de Estância”.

Foi repassada também, denúncias acerca dos Hospitais Regionais, da UPA Fernando Franco, do Hospital da Polícia Militar (HPM) e as irregularidades constatadas pela diretoria do Seese durante fiscalização realizada no Hospital de Campanha, bem como, a dispensação inadequada dos EPIs aos profissionais que atuam em áreas não específicas da Covid-19. Eles continuam sem receber o kit completo de isolamento, mesmo lidando com casos suspeitos ou confirmados para coronavírus.

Outro ponto discutido foi sobre o Portal da Transparência tanto da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) como do Estado. Ambos não mostram as documentações dos contratos e licitações por completo.

Ficou acordado do Seese encaminhar aos procuradores dos Ministérios Públicos todos os relatórios enviados a gestão municipal de Aracaju e Estadual e também a documentação que possam ajudar na comprovação das denúncias realizadas pelos enfermeiros e pelo Sindicato. O Seese se comprometeu a realizar uma pesquisa junto aos trabalhadores da saúde no que diz respeito à insalubridade e taxa de ocupação de leitos. Para isso, solicitará apoio dos demais sindicatos da saúde.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Diretoria do Seese realiza fiscalização na Maternidade Municipal Lourdes Nogueira

Nesta quarta-feira, dia 13, a diretoria do Seese, representada pela presidenta em exercício, Gabriela Pereira, …