Na manhã desta terça-feira, dia 29, as diretorias do Seese, acompanhada da sua assessoria jurídica, e do Sinodonto reuniram-se com a gestão da FHS para finalizar as negociações do ACT 2024/2025, destinado aos profissionais enfermeiros e odontólogos com vínculo à Fundação. Na oportunidade, a FHS acolheu os pontos prioritários solicitadas pelos sindicatos através do Ofício 79/2024, com exceção da “Licença-prêmio”, que será reavaliada no próximo ACT, previsto para janeiro de 2025.
Entre os principais pontos acordados, destaca-se a concessão de um Dia de Folga da Categoria Profissional (Seese e Sinodonto), a ser usufruído dentro do quadrimestre seguinte ao mês alusivo à categoria, conforme orientação da Diretoria Operacional da SES. Já em relação à Jornada de Trabalho, ficou decidido que será respeitado o teor das decisões judiciais proferidas anteriormente ao acordo.
Outro ponto importante é o cumprimento das Acomodações Condignas, como previsto na Lei 14.602/2023, em consonância com as alterações da Lei 7.498/86. A FHS compromete-se a respeitar as condições de repouso e de trabalho dos profissionais, dentro dos limites de sua autonomia administrativa e financeira. Para validação final, a Fundação enviará a proposta do ACT aos sindicatos, aguardando a anuência e assinatura das partes. Uma vez concluída esta etapa, o pagamento retroativo das cláusulas econômicas será realizado em folha suplementar, com previsão para o dia 11 de novembro.
O Seese e o Sinodonto convocam todos os seus filiados para uma assembleia conjunta, marcada para o próximo dia 31/10, às 14h, que será realizada por meio de plataforma online.
Esses avanços representam a persistente dedicação das diretorias dos dois sindicatos, que enfrentaram uma longa jornada de tratativas para assegurar direitos e benefícios aos profissionais. O Seese lamenta, ainda, a pressão e ataques sofridos por ambas as entidades sindicais, ressaltando que, mesmo diante de fake news e comportamentos agressivos de alguns trabalhadores, as negociações foram conduzidas em prol das melhorias e da valorização dos trabalhadores.
FONTE: ASCOM SEESE