No último dia 25 de abril, a vice-presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Gabriela Pereira, participou ativamente de uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Aracaju. O evento, promovido pelo vereador Isac Silveira, teve como pauta central o aprimoramento do protocolo de diabetes tipo 1.
Durante a audiência, Gabriela Pereira e outros participantes discutiram sobre a importância da incorporação do sistema de monitoramento contínuo de glicose no tratamento do diabetes tipo 1. A sindicalista enfatizou que a falta desse monitoramento aumenta significativamente o risco de cetoacidose e coma diabético, destacando a urgência de medidas preventivas eficazes.
A dirigente sindical propôs à prefeitura de Aracaju a implementação do método de prevenção do FreeStyle Libre, que permite aos pacientes monitorar sua glicemia sem a necessidade de furar o dedo continuamente. Além disso, Gabriela Pereira defendeu o aumento do investimento na prevenção do diabetes tipo 2, incluindo a disponibilização de glicosímetros, agilidade nas filas de retornos e fornecimento de materiais necessários, aos profissionais, para exame do pé diabético.
“Tais medidas visam trabalhar a prevenção em nível primário, com o objetivo de evitar complicações graves, como amputações decorrentes do pé diabético, que infelizmente têm sido frequentes em Sergipe e Aracaju”, ressaltou Gabriela.
A participação do Seese nesta Audiência Pública reforça o compromisso da entidade com a saúde e bem-estar da população, além de destacar a importância da atuação conjunta entre sindicato, poder público e sociedade civil na promoção de políticas de saúde eficazes e inclusivas.
Além do Seese, a diretoria do Sacema, representante da Prefeitura de Aracaju e outras autoridades estiveram presentes na Audiência.
FONTE: Ascom Seese