Breaking News

Sindicatos se reúnem com secretária municipal de saúde de Aracaju para discutir a terceirização do Hospital Nestor Piva

Ocorreu nesta sexta-feira dia 11, a reunião extraordinária da mesa de negociação do SUS Aracaju, na sede da Secretaria Municipal da Saúde, solicitada através de ofício encaminhado pelos 11 sindicatos, em regime de urgência.
A gestão Municipal recebeu os representantes sindicais, para esclarecer os motivos que levaram a prefeitura à terceirização do Hospital Nestor Piva. Após os esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde, os sindicatos expuseram aos gestores sua indignação devido à ausência de negociação sobre o assunto antes da tomada de decisão quanto à entrega da administração do Hospital Zona Norte à iniciativa privada. Os representantes sindicais relataram que não houve o fornecimento do contrato aos sindicatos nem ao Conselho Municipal de Saude de Aracaju. Os sindicatos afirmaram que uma vez que existe a mesa de negociação esse tema deveria ser debatido com antecedência na tentativa de encontrar uma alternativa plausível para a situação, antes do contrato ser celebrado. As representações sindicais encontraram fragilidades na empresa selecionada, e citaram problemas que já começaram a ser enfrentados pelos usuários quanto ao atendimento dos profissionais médicos da empresa contratada. Na oportunidade, a presidente do Seese, Shirley Morales, apresentou uma proposta que foi aceita pelos sindicatos como proposta da bancada dos trabalhadores. A princípio a contratação da empresa seria suspensa e os funcionários do Hospital Fernando Franco fossem temporariamente dar suporte ao Hospital Dr. Nestor Piva, já que o Hospital Zona Sul se encontra em reforma e neste ínterim a prefeitura elaboraria um novo processo seletivo em caráter de urgência e com novos valores de remuneração para as vagas que não foram preenchidas no primeiro processo seletivo, tanto para a categoria médica, como para outras categorias, até que seja feito concurso público,
que já estava previsto para 2019, de acordo com o plano de saúde aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.
Os representantes da prefeitura de Aracaju, ficaram de encaminhar a proposta para o prefeito Edvaldo Nogueira, sendo acordado que na próxima semana seria dado um retorno aos sindicatos .
A reunião com a prefeitura, ficou agendada para quinta-feira dia 17, às 9 horas na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Check Also

Diretoras do Seese participam de plenária do projeto “Participa Mais” em Aracaju

No dia 12, as diretoras do Seese, Gabriela Pereira e Lígia Maria Pinto, que também …