Na bronca com a Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda, servidores municipais afirmam que a administração tem mentido desde a última sexta-feira, 01, quando propaga informações alegando o repasse financeiro referente ao pagamento salarial de dezembro junto à classe trabalhadora. Conforme fora denunciado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), além do não pagamento salarial, permanece também em atraso o repasse da gratificação natalina – popularmente conhecida como 13º salário do trabalhador. Notícias vinculadas em portais de notícias e carros de som indicam que os direitos dos trabalhadores foram quitados em 29 de dezembro, porém Marcelo Dangllys, diretor do SEESE, desqualifica o teor da informação.
Conforme destacado pelo sindicalista, é preciso que a prefeita Maria das Graças Souza Garcez (PSDB), informe a realidade dos fatos para a população e, em especial, para os funcionários que estão desde o final de novembro sem registrar o depósito salarial. “Infelizmente a população está sendo enganada com essa divulgação inverídica e que fere a dignidade do trabalhador. O Sindicato dos Enfermeiros recebeu diversas denúncias indicando que os dois pagamentos não foram realizados até o momento. É inadmissível que continuemos com a continuidade deste tipo de descaso com o profissional que honra os compromissos trabalhistas”, declarou.
Paralelo ao problema atual, os enfermeiros denunciam que há três anos não são agraciados com reajuste salarial e apenas se deparam com uma administração municipal que aparenta prezar pelo não cumprimento do plano de carreira. Ainda de acordo com Marcelo, durante todo o período de 2015 foi difícil buscar avanços junto à prefeita. “Foi um ano difícil e 2016 tende a ser igual. Infelizmente nosso plano não é respeitado e há vários anos não sabemos o que significa a palavra: reajuste salarial”, destacou o diretor sindical que concluiu dizendo:
“Em diálogo com os sindicatos a prefeitura diz que a culpa para o atraso é do não repasse de verbas do Governo Federal para os municípios, mas queremos lembrar que não somos servidores do Ministério da Saúde, e sim, da Prefeitura de Itaporanga D’Ajuda”.