Após Seese solicitar ao Conselho Estadual de Saúde um debate acerca do lockdown e da atual conjuntura pandêmica em Sergipe, a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros e conselheira estadual de saúde, Shirley Morales, participou no dia 30/03, de uma reunião ampliada com a mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde (CES) e representantes dos Conselhos Municipais de saúde (CMS) e regionais para debater esta temática, principalmente no que se refere a ocupação de leitos e vacinação no estado.
Na oportunidade, Shirley Morales alertou os participantes sobre situações que preocupam bastante os sindicalistas e membros dos Conselhos. Entre elas estão a alta taxa de ocupação dos leitos; falta de transparência pública/inconsistência dos dados no site do governo, entre outros.
Na sequência, ela apresentou a proposta de lockdown com as garantias de proteção social e de incentivo financeiro aos pequenos empresários. Inclusive essa proposta foi retirada da carta do movimento “Frente Pela Vida” e do CNS, que requisitava que a mesma fosse apresentada em todos os conselhos de saúde. Diante disso, a plenária aprovou que a proposta do lockdown fosse levada para apreciação em Reunião Ordinária do CES prevista para acontecer no final de abril.
FONTE: Ascom Seese