Breaking News

Seese participa de reunião da Mesa de Negociação do SUS-Aracaju


Aconteceu na manhã do dia 14, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais uma reunião da Mesa de Negociação do SUS-Aracaju. O encontro contou com a presença do Secretário Municipal Adjunto da Saúde, Carlos Noronha, a Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, e os representantes sindicais do Sinodonto, Sindasse, Sindimed, Sindinutrise, Sacema e Sintrafa. As diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales e Gabriela Pereira, participaram da reunião. Os dirigentes trouxeram as pautas sobre a gratificação por insalubridade, gratificação por titulação, reorganização do processo de trabalho da ESF e ponto biométrico.
Os sindicatos começaram sua fala, ressaltaram que encaminharam ofício à SMS com a pauta apresentada, haja vista que esses temas estão, há anos, em discussão sem a devida resolução quanto ao pleito dos servidores. Foi relatado aos representantes da SMS a insatisfação dos servidores da saúde quanto à falta de transparência dos critérios para deferimento da gratificação por titulação dos profissionais. O estatuto trata da matéria, mas este é interpretado de diferentes formas, o que acaba favorecendo uns e penalizando outros. O secretário adjunto da SMS se comprometeu a enviar ofício à Seplog solicitando reunião com os representantes sindicais para discutir as questões da titulação, insalubridade e avanço no internível das categorias da saúde.
Outro ponto bastante discutido na Mesa de Negociação do SUS, foi a reorganização do processo de trabalho da ESF, cuja proposta já havia sido aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e que ainda não teve sua implementação. A bancada sindical se comprometeu a encaminhar à gestão municipal um documento, no formato de portaria, sobre o tema.
Ao fim da reunião, foi colocado o item da pauta, relacionado ao ponto biométrico. A diretora do Seese, Gabriela Pereira relatou que a portaria 77/2017, não regulamenta o banco de horas e devido a essa ausência os servidores ficam impossibilitados de realizar compensação de horas ou receberem folgas compensatórias pelp serviço extraordinário. O secretário Adjunto, Carlos Noronha, pediu que os sindicatos tragam na próxima reunião, uma proposta para a regulamentação do banco de horas. A próxima reunião acontecerá no dia 09 de Dezembro.

Check Also

Diretoras do Seese participam de plenária do projeto “Participa Mais” em Aracaju

No dia 12, as diretoras do Seese, Gabriela Pereira e Lígia Maria Pinto, que também …