Na última terça feira dia 13, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales e a diretora Gabriela Pereira, participaram da comemoração pelo Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) , com o tema ” A mulher e o direito à saude”.
Vários temas foram abordados como a violência obstétrica, violência sexual, notificação da violência e violência doméstica . Também foi ressaltado a importância fundamental dos profissionais de saúde no acolhimento dessas mulheres para que elas possam superar esses traumas. Para a categoria é um grande desafio atender essas mulheres e por isso as representantes do Seese aproveitam para colocarem em discussão, a necessidade de um maior investimento na capacitação dos profissionais, a fim de que saibam lidar com a violência da mulher e fornecer a elas o acolhimento adequado.
Durante os debates da mesa o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), expuseram a dificuldade dos profissionais de saúde, no que tange a violência da mulher como um todo e disse que o tema tem quer ser mais debatido com a categoria, para que conhecimento do assunto e os profissionais possam ajudar essas mulheres.