No dia 20 de setembro, a presidenta do Seese, Shirley Morales, esteve presente no Ato Público em prol da valorização dos serviços públicos do estado de Sergipe realizado em frente ao Palácio dos Despachos. A manifestação reuniu várias categorias que protestavam contra a falta de negociação sobre a recomposição salarial, o desconto de 14% no contracheque dos aposentados, a renúncia fiscal e a sonegação de impostos.
Há 08 (oito) anos o governo estadual não negocia o revisão salarial anual dos seus servidores, com isso o percentual de perda dos trabalhadores ultrapassa os 51%.
Em seu momento de fala, Shirley Morales esclareceu que o Congresso Nacional está tramitando projetos de leis que criminalizam os movimentos popular, social e de trabalhadores. “Isso significa que nós trabalhadores seremos perseguidos por lutarmos por nossos direitos. E é por isso que as categorias precisam estar unidas e resistir às posturas antidemocráticas desse governo”, disse a presidenta do Seese.
Como resultado da luta unificada dos servidores públicos, o governador Belivaldo Chagas publicou o decreto Nº 40.993, de 16 de setembro de 2021, que institui o retorno da Mesa de Negociação Permanente – MNP. Porém, as entidades sindicais não foram informados quem serão os representantes dos trabalhadores nesse espaço de negociação.
FONTE: Ascom Seese