Na tarde de segunda (10), na sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), localizada à rua Porto da Folha, enfermeiros estiveram presentes em assembleia geral conjunta com a participação do Sindicato dos técnicos e auxiliares de enfermagem do Município de Aracaju( Sintama) e do Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe(Sindasse).
A presidente do Seese, Shirley Morales, realizou explanação sobre a reforma da previdência, imposta pelo Governo Federal através da PEC 06/ 2019, detalhando para as categorias os pontos mais prejudiciais da reforma, como a capitalização da previdência, a desconstitualização da previdência. Diante do exposto, as três categorias presentes(enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e assistentes sociais) deliberaram adesão à greve geral nacional do dia 14 de Junho. Os presentes também deliberaram realização de ato público que terá concentração das categorias em frente ao Hemose. No ato, trabalhadores doaram sangue e distribuirão cartilha sobre os prejuízos da reforma da previdência e convocarão a população, que lá estiver, para o ato que irá acontecer às 15 horas .
Os sindicatos convidarão outras categorias para se unirem em prol da previdência social. O ato terá o intuito de que a classe trabalhadora possa prestar sua solidariedade à população sergipana, doando sangue, apesar de seus direitos que estarem sendo retirados cotidianamente.
Ao final da assembleia foi deliberado pelos presentes que será formada uma comissão para dialogar com os organizadores da 7° Conferência Estadual de Saúde (CONFESA). A Conferência acontecerá no dia da greve geral, e a pretensão por parte dos Sindicatos é que a 7a Confesa possa de alguma forma aderir ao ato que acontecerá às 15 horas contra a reforma da previdência.