
Na manhã de ontem (12), as diretoras do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales e Gabriela Pereira, participaram da Mesa de Negociação do SUS de Aracaju. A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Coroa do Meio, e foi presidida pelo secretário Adjunto Carlos Noronha e a diretora de Vigilância e Saúde, Taíse Cavalcante. Estiveram também presentes na reunião, o Sinodonto, Sinpsi, Sindinutrise, Sintasa, Sindasse, Sacema e Sindimed.
O secretário adjunto, Carlos Noronha, iniciou a reunião fazendo uma explanação sobre algumas mudanças que poderão acontecer no próximo ciclo do PMAQ. Por conta dessas mudanças, a Secretaria Municipal de Saúde fez uma portaria para regulamentar o repasse, já realizado.
Durante a negociação da mesa, foram apresentados pela diretora Taise, através de slide, os critérios de recebimento do PMAQ e as possíveis mudanças, com base na proposta dos sindicatos. A diretora colocou que será mantido o repasse de 75% do valor para os profissionais, sendo 68% para os de nível superior e 32% para os de nível médio e fundamental, e 25% para a gestão, sem que haja nova reavaliação dos profissionais pela SMS.
Outra mudança colocada pelas diretoras do seese e acatada pela gestão foi de dividir o valor entre os profissionais, de acordo com o nível, quando houver falta de um dos membros.
Outro ponto bastante discutido pelos Sindicatos trata de quem perderia o direito de receber o repasse do PMAQ. A proposta da gestão trouxe que os profissionais, que se ausentassem por 60 dias dentro do quadrimestre, não teriam direito de receber o mês do PMAQ. A contraproposta dos Sindicatos foi de 90 dias e a SMS ficou de analisar.
Para finalizar, ficou agendada uma reunião extraordinária para o dia 02 de setembro para finalizar a discussão sobre o pmaq.

