Breaking News

Seese participa da Conferência Livre de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora


No início da manhã de hoje (16), aconteceu no auditório da Funesa, a Conferência Livre de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que tem como objetivo de propor diretrizes para a política de Saúde do Trabalhador.
Uma das coordenadoras da conferência, Lisandra Lima, vice-presidente do Sinodonto/se, falou da importância do evento para melhoria da saúde do trabalhador. ” Nós temos esse ano a 16° Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, e um dos eixos da Conferência é a saúde do trabalhador e da trabalhadora. Essa conferência serve para elaborar propostas de políticas públicas de saúde para a população em geral. Já a Conferência Livre de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora vai servir para a gente debater propostas específicas para a classe trabalhadora. Por isso, os sindicatos da saúde, espontaneamente, se uniu e convocou os trabalhadores de todas as áreas, para estarem discutindo temas como: doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, saúde mental do Trabalhador, saúde da mulher trabalhadora, saúde dos trabalhadores LGBTQI+. Nós iremos ficar até o início da tarde, elaborando e debatendo essas propostas que serão encaminhadas para as conferências municipais de saúde, depois para as conferências estaduais , até chegar à Nacional. Esse trabalho é importante, porque iremos refletir a saúde de todos os trabalhadores”, explicou Lisandra, que na ocasião comentou que as políticas públicas de saúde, precisam ser discutidas pela conferência a fim de escutarmos a necessidade da população, e os anseios do povo no que tange a saúde.
Compondo a mesa de abertura da conferência, a presidente do Seese, Shirley Morales, expôs a importância deste momento para os trabalhadores e comentou que terceirização que deve ser discutida pelos profissionais, já que os trabalhadores e a população são prejudicados com essa modalidade precária de contrato de trabalho. Reforçou que trabalhador é parte da sociedade, e que é um aliado na defesa do do Sistema Único de Saúde (SUS). ” Nós precisamos entender que a saúde do trabalhador, deve ser uma preocupação não só dos profissionais da área de saúde. Devemos discutir a importância da saúde do trabalhador com profissionais de outas áreas. Afinal a precarização do Trabalhador ela é aviltante e precisamos estar unidos para lutar”frisou Shirley.
Após ser desfeita a mesa de abertura, os participantes se reuniram em grupos temáticos para discutirem as propostas por áreas específicas.

Check Also

Diretoria do Seese participa de audiência no MPT para tratar do ACT da FSPH

Na manhã de hoje (25), a diretoria do Seese, liderada pela presidenta e vice-presidenta, Shirley …