A presidente do Seese participou na última terça-feira, dia 24, da 242ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE), realizada no auditório da Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Na oportunidade, as propostas apresentadas pela direção do Sesse foram aprovadas pelo pleno, a exemplo da criação do I Encontro Estadual das Comissões de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CISTT) de todos os municípios sergipanos. Além deste, haverá também a realização do I Fóruns Estadual da Atenção Primária à Saúde e Fórum Estadual de Saúde Mental.
I Encontro Estadual dos Membros das CISTT’s, será uma prévia de debates para o Encontro Nacional dessas Comissões que acontecerá em 2021, com o local a ser definido. A presidenta do Seese, Shirley Morales, requisitou que houvesse a capacitação em Saúde do Trabalhador para diversos profissionais, conselheiros e gestores da área da saúde. Todo o pleno votou a favor.
Além das pautas expostas pelo Seese, o encontro teve o objetivo de apresentar e aprovar o Planejamento Estratégico das Ações do CES e as previsões orçamentárias para 2021. No entanto, foram inseridas outras pautas como a cobrança das estratégias da gestão para uma possível segunda onda da pandemia da Covid-19 e a adesão do CES/SE à Carta Compromisso das entidades trabalhadoras para os dois candidatos a prefeito de Aracaju, elaborada pelo Seese.
A Carta Compromisso que aborda a defesa do SUS, da classe trabalhadora, do controle social, do meio ambiente, da educação, da segurança, foi enviada aos dois candidatos a prefeitura de Aracaju, mas até o momento, foi assinada pela candidata Danielle Garcia.
FONTE: Ascom Seese