A presidenta do Seese, Shirley Morales, acompanhada da tesoureira, Alba Suzidarle, e da diretora do Sinodonto, Christiane Aguiar, participou nesta terça-feira, 22, de uma reunião com a gestão da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), representada pela diretora geral, Adna de Santana, e pela a assessoria jurídica e o diretor operacional de saúde da SES, Waltenis Braga, para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. O encontro teve como objetivo tentar resolver o impasse nas negociações do ACT, que ainda segue em discussão.
Mesmo após o pedido de mediação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) feito pelo Seese e pelo Sinodonto, as dirigentes sindicais solicitaram esta reunião com a gestão da FHS, onde foram debatidos pontos cruciais para o avanço das negociações e a possível assinatura do ACT. A diretoria do Seese destacou que, conforme deliberação em assembleia, a categoria aguarda a 1ª audiência no MPT, mas há a possibilidade de firmar um acordo antecipado e submetê-lo ao MPT para homologação.
Entre as pautas discutidas, as cláusulas econômicas receberam destaque. A gestão da FHS informou que não tem autonomia para conceder os reajustes solicitados pelos trabalhadores. No que se refere à licença-prêmio e questões específicas ligadas às legislações da enfermagem e odontologia, a gestão pediu que os sindicatos enviassem formalmente os pontos prioritários. Esses serão encaminhados até hoje, dia 23, para que a FHS e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) possam se manifestar até 31 de outubro, data da próxima reunião.
Durante a reunião, Shirley Morales foi firme ao afirmar que nenhum acordo será firmado sem a garantia de pagamento retroativo aos reajustes e benefícios dos trabalhadores. A gestão da FHS não se opôs e solicitou que os pontos que necessitam de alteração na redação fossem formalmente apresentados para análise.
Por fim, o Seese e o Sinodonto reforçaram que, embora respeitem a autonomia dos demais sindicatos que já assinaram o ACT, continuarão a lutar pela garantia dos direitos dos profissionais da enfermagem e odontologia.
FONTE: ASCOM SEESE