Breaking News

Seese e Sacema realizam assembleia conjunta para discutir estratégias sobre o cadastramento dos usuários da APS

Com as novas regras impostas pelo Ministério da Saúde (MS) para o repasse das verbas federais aos municípios, as Secretarias Municipais de Saúde terão que realizar até abril deste ano, o cadastramento de sua população, seguindo os dados do IBGE.

Durante assembleia conjunta entre Seese e Sacema, realizada no dia 05/02, os Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do município de Aracaju, ouviram atentamente os informes dos representantes dos sindicatos acerca das mudanças do financiamento da APS e também sobre a reunião com a gestão municipal para tratar do assunto. Na oportunidade, a presidenta do Seese, Shirley Morales, e o presidente do Sacema, Vinícius Ribeiro, informaram que uma das estratégias que seria utilizada pela gestão seria a realização de multirões aos sábados para realizar a digitação dos cadastros dos usuários. Durante a semana, a digitação fica comprometida por falta de estrutura e aporte suficiente de computadores. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), o índice de pessoas incluídas no sistema está muito abaixo do que é esperado.

No entanto, Shirley e Vinícius ressaltaram que o baixo percentual de cadastramento se deve principalmente a questões que fogem à governabilidade dos trabalhadores. Existe uma luta histórica das duas categorias quanto ao remapeamento do território. Sobrecarga de população adscrita somada a insuficiência de equipamentos e estrutura contribuiu fundamentalmente para a baixa cobertura de população cadastrada.

Os trabalhadores se comprometeram a empenhar esforços para aderir aos mutirões e intensificar os cadastros, mas deliberaram que só vão cadastrar os usuários de acordo com o quantitativo máximo de pessoas atendidas por equipe e por micro área, conforme estabelece a Portaria de Financiamento do Governo Federal. Ou seja, serão respectivamente, 4 mil pessoas por Equipe de Saúde da Família e 750 por Agente de Saúde.

Em casos de regiões com um quantitativo superior de usuários, a SMS comprometeu-se em realizar a coleta de dados e o cadastramento digital através de uma empresa contratada.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Enfermeiros candidatos, essa é a sua chance! Apresente suas propostas e ouça as demandas da enfermagem

O Seese convida todos os enfermeiros e enfermeiras, candidatos a vereador em qualquer município de …