Breaking News

Seese compõe mesa de abertura da 43ª Semana de Enfermagem na UFS e 3a Semana de Enfermagem do Hospital Universitário de Aracaju


Foi aberta no início da tarde de ontem (13), no auditório da didática 7 na UFS, a 43ª Semana de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFS e 3a Semana de Enfermagem do Hospital Universitário de Aracaju. O evento contou com a apresentação, em alto estilo, do Coral Amador composto de alunos da Universidade. A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) Shirley Morales, esteve presente e participou da mesa de abertura. A comemoração ocorre sempre no mês de maio, em homenagem ao dia do enfermeiro(12), bem como ao dia do Auxiliar e técnico de enfermagem (20).
Com o tema “Os Desafios da Enfermagem para a Prática de Equidade”, o evento oferece 23 minicursos, além de mesa redonda e palestras. O objetivo maior a programação é sensibilizar os profissionais e acadêmicos de enfermagem a reconhecer as prioridades de grupos específicos e atuar para reduzir o impacto dessas diferenças. No Sistema Único de Saúde (SUS), a equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa.
O evento foi um momento ímpar para área de saúde, no qual a presidente do Seese, Shirley Morales, aproveitou para cumprimentar toda mesa em nome da professora Andréia Centenaro, Coordenadora do Curso de Enfermagem da UFS, e destacar a relevância do tema que será discutido na Semana da Enfermagem, que é a equidade. Shirley, em seu pronunciamento falou da escravidão e do preconceito que ainda persiste em nossa sociedade. A presidente do Seese também ressaltou o Estado Democrático de Direito que o Brasil adotou e afirmou que a enfermagem faz parte de um contexto histórico de luta por justiça social, lembrando inclusive da bandeira de fortalecimento do Sistema Único de Saúde(SUS) para que consiga atender todas as pessoas em nosso país com dignidade. Pois é direito de cada cidadão ter assistência à saúde.
Dentro da programação, que ocorre até 17 de maio, serão abordados ainda temas sobre a atenção primária à saúde, gestão, saúde da criança, da mulher, do adulto e idoso. O conteúdo programático se propõe a enriquecer o conhecimento dos alunos e profissionais da Saúde.

Check Also

NOTA DE REPÚDIO – Conheçam os inimigos da saúde de Sergipe

O SEESE, SINDASSE, SINTRAFA, SINDINUTRISE, SIDIFARMA, SINODONTO, SINTAMA, SINPSI e SINTELAB vem, publicamente, repudiar os …