Na tarde de terça-feira, dia 08/09, a presidenta do Seese, Shirley Morales, acompanhada dos demais dirigentes sindicais da área da saúde do Estado, se deslocaram para a sede da Secretaria de Estado (SES), para participar de uma reunião com a direção da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). Reunião para tratar do ACT 2023/2024, agendada em julho. Mas para a surpresa dos sindicalistas, não houve reunião sob o argumento de ‘falha na comunicação’ entre a gestão que não informou o reagendamento da data para o dia 15 de agosto.
A diretora geral da FHS, Adna de Santana Barbosa, emitiu um ofício aos sindicatos informando que o “adiamento da reunião dá-se por conta das reuniões que o Senhor Secretário de Saúde do Estado de Sergipe, terá neste período com as demais Secretarias de Estado envolvidas neste processo, com o intuito de juntos analisar alternativas para o reajuste salarial dos profissionais da Saúde do Estado de Sergipe, mediante propostas apresentadas diante do estudo de impacto financeiro.”
Na oportunidade, os sindicalistas requisitaram que as atas das reuniões já realizadas sejam enviadas aos Sindicatos, pois até o momento nenhuma ata foi encaminhada. Foi pactuado que a partir das próximas reuniões as atas sejam entregues após o término das mesas, para serem analisadas e assinadas por todos que estiverem presentes. Aproveitando a ocasião, os dirigentes sindicais reforçaram o pedido de liberação dos dirigentes sindicais para o desempenho de mandado classista no acordo atual; e que a gestão libere os trabalhadores para participarem das assembleias com deliberações sobre o ACT. A presidenta do Seese, Shirley Morales, solicitou também que a SES e FHS, deem um retorno com relação ao pleito dos estatutários que aderiram ou não à Fundação. Além disso, ela requisitou celeridade na pauta da implementação do piso salarial da enfermagem.
FONTE: Ascom Seese