Breaking News

Seese aborda na Alese tema” Os desafios do SUS e a resistência do Controle Social”.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) e conselheira estadual de saúde, Shirley Morales, participou na manhã de hoje (05), do segundo expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para debater sobre o Sistema  Único de Saúde, o SUS. A palestra, em comemoração à Semana da Saúde, tem como  principal objetivo sensibilizar os parlamentares quanto ao papel dos controle social no enfrentamento dos problemas de saúde no Brasil e em Sergipe.


Na oportunidade, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (SEESE), falou que estão em uma semana de mobilização nacional, onde todo o Brasil está debatendo, nas Casas Legislativas, a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios em termos de financiamento. ” Os movimentos populares e de trabalhadores somado a todos aqueles que fazem parte dos conselhos de saúde, como gestores, prestadores de serviços, tem o papel de fiscalizador e representantes da sociedade precisam lutar para que o direito social à saúde seja  garantido. Por isso, realmente é necessário que se tenha resistência”, frisou Shirley.
Durante seus esclarecimentos, Shirley comenta que nos últimos anos houve retrocessos na área da saúde. Entretanto o controle social, em seu papel de resistência, foi fundamental para que não houvesse mais perdas direitos. Afinal a saúde é direito fundamental firmado na Constituição Federal.
Shirley, menciona que os sindicatos e os conselhos estão cansados de trazer denúncias e serem refutados pelo governo. Assim, solicita que seja avaliado pelos deputados a possibilidade de instauração de CPI  da saúde do Estado. ” A Comissão Parlamentar de Inquérito é o melhor espaço para os parlamentares verificarem os fatos”, explicou Shirley.

Check Also

Diretoras do Seese participam de plenária do projeto “Participa Mais” em Aracaju

No dia 12, as diretoras do Seese, Gabriela Pereira e Lígia Maria Pinto, que também …