O Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (FENTAS), convidou seus representantes para participar de uma videoconferência, realizada na quarta-feira, dia 09, para avaliar o Relatório Anual de Gestão (RAG) e apreciar o Planejamento Orçamentário (PLOA) do Ministério da Saúde (MS).
A Cofin (Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento) do CNS realizou esclarecimentos sobre a recomendação da comissão sobre o planejamento orçamentário e enfatizou que os investimentos para a Saúde em 2021 são insuficientes. Tal medida, de acordo com as entidades conselheiras, é inaceitável, visto que o país passa por uma crise caótica com a pandemia provocada pelo coronavírus SARS-COV-2.
Vale ressaltar que os RAG’s de 2016 e 2019 não cumpriram com o Plano Nacional de Saúde. Desta forma, ficou pactuado que, de acordo com o que foi apresentado pela Cofin durante esta reunião, o FENTAS irá apoiar o relatório deles.
Vale ressaltar que o RAG 2019 demonstrou o não cumprimento do Plano Plurianual de Saúde para o período de 2016 a 2019. Desta forma, ficou compreendido a importância de apoiar os encaminhamentos apresentados pela Cofin.
Outro assunto debatido no encontro virtual foram as problemáticas que envolvem a vacina contra a Covid-19. Um relatório será construído e enviado à Mesa Diretora do CNS.
FONTE: Ascom Seese