Enfermeiras(os), Auxiliares e Técnicos(as) da Enfermagem realizaram, na manhã de hoje, dia 09/09, um gesto nobre em prol da cidadania para salvar vidas. A ação além de solidária, contou com a mobilização dos trabalhadores da enfermagem que protestam a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu no dia 04/09, a Lei 14.434/2022, que trata do piso salarial da enfermagem.
Para a vice-presidenta do Seese, Gabriela Pereira, a mobilização tem a proposta de contribuir para o abastecimento do estoque de Sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), bem como, de protestar a decisão monocrática do ministro Barroso. “Essa é uma ação importantíssima. Além de doarmos sangue, estamos protestando por um direto nosso que foi retirado pelo ministro do STF. Abusaram dos nossos sonhos. A Enfermagem lutou anos para aprovar a lei do piso salarial. Esses profissionais guerreiros merecem o reconhecimento, sim! A enfermagem brasileira vai mostrar mais uma vez que sem esses trabalhadores, a saúde do país para de funcionar”, afirmou Gabriela.
Aqui em Sergipe, a mobilização foi coordenada pelo Seese e Sintama e contou com a participação dos representantes de outras entidades da Enfermagem. Os demais estados brasileiros e o Distrito Federal também participaram da mobilização nacional pela defesa do piso salarial da Enfermagem. O próximo passo em Sergipe, é a realização de uma Assembleia Geral que vai acontecer no dia 12, para deliberar o estado permanente de mobilização/greve.
FONTE: Ascom Seese