É com todo pesar que vimos trazer a triste notícia do falecimento de nossa colega Técnica de Enfermagem, Rosana Nascimento, que trabalhava no Hospital Regional de Lagarto e cometeu o suicídio na manhã de hoje. Ela parte deixando-nos muitas lições de amizade, profissionalismo, ética e humanidade.
As pessoas são insubstituíveis em sua existência e quando são especiais, além da falta que fazem àqueles que as amam, deixam o mundo mais triste. Rosana era uma profissional que se dedicava a sua carreira. Segundo informações dos seus colegas, ela estava passando por um estresse laboral, com indícios da Síndrome de Burnout.
De acordo com a UFERJ, muitos profissionais da enfermagem acabam absorvendo um sentimento de fracasso e exaustão causado por um excessivo desgaste de energia, força e recursos, resultante da tensão produzida pela vida moderna, afetando negativamente a relação subjetiva com o trabalho. O desenvolvimento dessa Síndrome decorre de um processo gradual de desgaste no humor e desmotivação, acompanhado de sintomas físicos e psíquicos. O trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho e faz com que as coisas já não tenham mais importância.
Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. A Deus pedimos também que dê a essa guerreira o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.