O SEESE, SINDASSE, SINTRAFA, SINDINUTRISE, SIDIFARMA, SINODONTO, SINTAMA, SINPSI e SINTELAB informam que diversas Fake News têm sido lançadas sobre a assinatura dos acordos coletivos da FHS e FSPH.
As notícias falsas repassam informação de que com a assinatura do ACT por alguns sindicatos, o acordo lesivo ao trabalhador valeria para as demais categorias. Tal informação NÃO procede. Também é fake news que o ACT da FHS não foi assinado apenas por causa da cláusula da jornada especial de 24h ou que haverá termo aditivo do ACT para regularizar esse tipo de jornada para quem hoje já a pratica.
As assembleias das categorias representadas pelos sindicatos citados nesta nota, não aceitaram os abusos impostos pelos gestores e rejeitaram as propostas acintosas às categorias.
Também tivemos notícias de informações que afirmam que a gestão estadual não teria como realizar pagamento dos benefícios na ausência de instrumento coletivo de trabalho vigente, o que não passa de assédio aos trabalhadores para forçarem o sindicato a aceitar proposta sem avanços para as categorias. Reforçamos que os ACTs estão há meses sem vigência e os pagamentos seguem feitos, uma vez que a própria gestão impõe jornada especial de trabalho sem norma coletiva vigente, no caso da FHS, e não garante o reajuste dos benefícios previstos no ACT da FSPH. Ademais, ambos descumpriram os requisitos dos ACT’s, na época vigentes, quanto à garantia da saúde ocupacional de seus empregados. Solicitamos que as categorias de enfermeiros, fisioterapeutas, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, técnicos e auxiliares de enfermagem (lotados em Aracaju) e técnicos de laboratório denunciem, a seus respectivos sindicatos, qualquer tipo de assédio ou notícia falsa divulgada em redes sociais ou grupos de whatsapp.
Na oportunidade informamos que a Assembleia das categorias citadas e lotada na FHS ocorrerá em 26 de agosto às 20h e a da FSPH será no dia 28 de agosto às 19h. Todas na modalidade online.