O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese) como entidade representativa em primeira instância da categoria enfermeiros, vem a público esclarecer que o mapeamento das unidades de saúde onde está sendo realizada a vacinação para febre amarela é de responsabilidade exclusiva da Prefeitura Municipal de Aracaju através da Secretaria Municipal de Saúde. Esta, deve fornecer informação sobre a prestação de serviços de saúde através de canais de comunicação acessíveis à população. O intuito é evitar que os usuários realizem peregrinações sem êxito em busca de vacinação, consultas e demais procedimentos de saúde.
Para que haja o funcionamento da sala de vacinação existem alguns fatores determinantes. Entre eles, a presença da equipe de enfermagem, estrutura física adequada, fornecimento e acondicionamento do próprio imunobiológico. Sem a supervisão do enfermeiro não é possível a realização dos procedimentos de enfermagem. Esse determinante obedece a própria legislação do exercício profissional da nossa categoria.
O gerenciamento dos recursos humanos e a estruturação física das unidades de saúde não é responsabilidade do Seese, nem dos enfermeiros servidores municipais de Aracaju. Desta forma repudiamos qualquer tentativa de responsabilizar o trabalhador pelos problemas vivenciados na capital sergipana.
Os trabalhadores da área da saúde, principalmente os Enfermeiros, não estão no movimento grevista pelo simples fato de não querer trabalhar, mas sim, porque não aceitaram a imposição da Prefeitura no tocante ao pagamento referente ao salário de dezembro de 2016 que seria de parcelar em 12 vezes, ou, o de assumir os juros dos servidores que optarem pelo empréstimo consignado. Tanto que hoje, dia 30 de janeiro, a bancada sindical esteve com o secretário do governo, Carlos Cauê, para tentar flexibilizar a decisão da gestão, uma vez que não houve a participação dos trabalhadores na construção dessa propositura e a resposta não foi satisfatória.
Como entidade que preza pela saúde pública e pelo bem-estar do usuário, nós enquanto Sindicato dos Enfermeiros, fizemos esse levantamento inicial e informamos onde está funcionando a administração da vacina.
- USF Cândida Alves (Santo Antônio)
- USF Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas)
- USF Humberto Mourão (São Conrado)
- USF José Machado de Souza (Santos Dumont, disponibilizado no turno da manhã)
- USF João Oliveira Sobral (Santos Dumont)
- USF Onésimo Pinto (Jardim Centenário)
- USF Augusto César Leite (Santa Tereza)
- USF Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana)
- USF Carlos Hardman (Soledade, disponibilizado até amanhã, dia 31)
- USF Geraldo Magela (Orlando Dantas)
- USF Maria do Céu (Centro)
- USF Elisabeth Pita (Terra Dura)
- USF Oswaldo Leite (Santa Maria)
- USF Dona Sinhazinha (Grageru, disponibilizado no turno da tarde)
- USF Celso Daniel (Santa Maria)
Sempre primando pela busca em ofertar a população sergipana, principalmente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os melhores benefícios, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe