A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Shirley Morales, participou no último dia 05, de uma reunião com o presidente da EBSERH, Kleber Morais, o Ministro da Educação Rossieli Soares e representantes da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) em Brasília. O Ministro destacou durante sua fala aos presentes, que sua gestão será pautada pela continuidade das politicas públicas em andamento , para a estruturação da educação de todo País.
O ministro aproveitou para expor que seu objetivo é uma parceria com as universidades, para aperfeiçoar os serviços de atendimento a população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas, onde existe uma parceria entre a educação e a EBSERH.
Os representantes das entidades sindicais colocaram em pauta para o ministro e o presidente da EBSERH, a questão dos acordos coletivos 2017/2018 e 2018/2019, já que houve impasse quanto a algumas cláusulas sociais e econômicas. Também foi abordada a questão da greve que estava em curso. Ao final da reunião houve alguns avanços na negociação.
As entidades sindicais e a gestão da Ebserh, tiveram nova reunião no dia 06, na sede da EBSERH, para definir alguns pontos que ficaram pendentes da reunião com o ministro e alguns pontos que eram pleitos dos trabalhadores, entre eles a discussão da normatização de afastamento para acompanhamento da internação de familiares, entre outras pautas para serem abordadas na próxima negociação de acordo coletivo. Na oportunidade também foi debatido a questão do abono dos dias parados devido ao movimento grevista. A Federação Nacional dos Enfermeiros assinou o acordo coletivo 2018/2019 nesta segunda (11/06).