mês de Maio é dedicado as cores Amarelo 💛 e Roxo 💜 que une duas causas importantes: a segurança no trânsito e a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais. O objetivo é alertar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e de entender melhor uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
No trânsito, a cor amarela simboliza a atenção e o respeito que devemos ter uns pelos outros. Respeitar as leis de trânsito significa respeitar a vida, tanto a nossa quanto a dos outros. Dirigir com responsabilidade, usar cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade e não ingerir bebidas alcóolicas são alguns dos exemplos que devem ser seguidos diariamente.
Já a cor roxa representa a luta contra o preconceito e o estigma que muitas vezes cercam as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Elas são um conjunto de enfermidades crônicas que afetam o trato gastrointestinal e causam inflamação e sintomas persistentes. As duas formas mais comuns de DII são a doença de Crohn e a colite ulcerativa.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, estima-se que cerca de 1,6 milhão de pessoas no Brasil sofram de DII. A incidência da doença de Crohn é de cerca de 7 a 10 casos por 100 mil habitantes, enquanto a da colite ulcerativa gira em torno de 10 a 20 casos por 10 mil habitantes.