Breaking News

Logística da Campanha de Vacinação contra COVID-19 é debatida entre entidades da Enfermagem, SMS e SES

A pedido das entidades sindicais representativas da enfermagem, entre elas Seese, Sintama e Sintasa, foi realizada na manhã de hoje, dia 19, uma reunião com a superintendência executiva da SES, representantes da SMS/Aracaju e do Coren-SE. O encontro realizado na sede administrativa da SES, teve como objetivo compreender a logística de distribuição dos imunobiológicos, insumos e o quantitativo de profissionais da saúde que serão contemplados durante a Campanha de Vacinação contra a COVID-19.

Na oportunidade, os representantes da SES, informaram que todos os municípios sergipanos receberam, nesta primeira fase (Grupo 1), doses de vacinas que correspondem a apenas 38% do quantitativo necessário para contemplar os profissionais de saúde de cada localidade. No caso dos idosos institucionalizados acima dos 60 anos e indígenas aldeados 100% das doses foram encaminhadas aos municípios.

Segundo a presidenta do Seese, Shirley Morales, devido ao baixíssimo quantitativo de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde (MS), “será preciso priorizar os profissionais de saúde que atuam nos setores de maior exposição ao vírus”. Entretanto a diretoria do Seese vê com bastante preocupação o fato de não haver vacina suficiente para todos os profissionais de saúde, uma vez que todos os setores da área teriam contato com portadores do SARS-COV-2.

Em relação ao município de Aracaju, a representante informou que apenas os profissionais que atuam nas UTI’s COVID serão vacinados. Dessa forma, o Seese requisitou a publicização da lista dos profissionais que serão contemplados com a vacina para dar uma maior transparência a situação. A SES acordou que também irá realizar levantamento, junto aos municípios, do quantitativo de EPI’s, insumos, Recursos Humanos para as salas de vacinação e a presença dos Responsáveis Técnicos (RT) de Enfermagem nesses ambientes. A SES solicitou a formalização do pedido do Seese, Sintama, Sintasa e Coren por ofício.

Os dirigentes sindicais solicitaram uma celeridade na capacitação dos profissionais de enfermagem que estarão na ponta, prestando assistência direta aos usuários, incluindo a divulgação em tempo real da reunião que será ministrada pelo SES com as orientações devidas sobre a Campanha de Imunização aos gestores municipais.

A intenção das entidades representativas da Enfermagem é compreender o processo de trabalho e ajudar para que a Campanha ocorra da melhor forma, proporcionando segurança aos trabalhadores e usuários que vão receber as vacinas neste primeiro momento. Sendo assim, será realizado ainda nesta semana uma live debatendo os direitos e deveres dos profissionais que estarão trabalhando na Campanha de Vacinação.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Enfermeiros candidatos, essa é a sua chance! Apresente suas propostas e ouça as demandas da enfermagem

O Seese convida todos os enfermeiros e enfermeiras, candidatos a vereador em qualquer município de …