Breaking News

‘Impactos na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres’ é tema de live do CNS que teve a participação da FNE

Durante live do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada na tarde desta quarta-feira, dia 19, a presidenta da FNE e do Seese, Shirley Morales, iniciou sua explanação fazendo um pedido ao poder público, enfatizando que é necessário que os governantes olhem para as mulheres com um olhar diferenciado. Enquanto representante das trabalhadoras da área da saúde, ela também abordou sobre a sobrecarga de trabalho, as duplas e triplas jornadas dessas trabalhadoras.

Com o tema “Covid 19: Impactos na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, o debate propôs reflexões sobre situações de emergência e calamidade pública como a que estamos enfrentando e, em que medida as mulheres são ainda mais afetadas por problemas que já enfrentavam em seu cotidiano.

Além de Shirley Morales, participaram do debate representantes da ABRASCO, da comunidade indígena, de mulheres com HIV positivo, da comunidade negra, da União Brasileira de Mulheres.

As participantes realizaram orientações sobre o assédio moral e sexual, a LGBTfobia, enfatizou sobre a retirada dos direitos das trabalhadoras e a violência doméstica. Relatou que a Covid-19 chegou para desvelar a desigualdade social que já existia. Quem tem direito a saúde? Esse foi um questionamento feito por Shirley Morales que pode ser assistido no vídeo abaixo.

Na oportunidade, o CNS manifestou solidariedade à menina de 10 anos amparada pelo abortamento legal do SUS. A nota pública foi lida durante a live.

FONTE: Ascom Seese

Check Also

Enfermeiros de Poço Redondo continuam sem pagamento e podem recorrer à Justiça, alerta Seese

Na última quinta-feira, dia 12, a diretoria do Seese junto a sua assessoria jurídica, realizou …