Estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (UNIT), prestigiaram na tarde da ultima quinta-feira dia 19, do III Fórum de Boas Práticas, no auditório Padre Melo, no campus da Farolância. Para abrilhantar o debate, estavam presentes, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales , a professora Maria Pureza Ramos(ABEN), o professor Conrado Marques (Conselheiro do COREN/SE), com a participação do aluno Guilherme ( representante do ECSI). O objetivo do fórum é sensibilizar os futuros enfermeiros na área de trabalho, mostrando a verdadeira função da enfermagem.
A temática do fórum mostra a necessidade em resgatar as lutas e as conquistas da categoria no seu cenário de atuação, destacando sua atuação no âmbito social e político na história da saúde, do ensino, da pesquisa e da produção científica. Além disso, relatar a busca por melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores da enfermagem e o incessante aprimoramento técnico científico para o fortalecimento, bem como a construção do conhecimento científico da Enfermagem. Para consolidar conceitos e marcos das boas práticas de enfermagem, o fórum traz experiências pessoais com o objetivo de produzir mais apropriação da identidade profissional, aperfeiçoar o processo de comunicação e liderança, tendo em vista a qualidade da assistência e gerencia do serviços de saúde.
Shirley Morales, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe(SEESE), em sua palestra abordou o fato de que o sistema de saúde é universal, ele é para todos, e é isso que o enfermeiro tem precisa defender no dia a dia de suas atividades. “ A enfermagem consegue conectar diversas profissões, não só na parte técnica, mas também na parte social. Temos que trabalhar a participação popular, pois é onde podemos estar mais engajados na parte social”, afirmou Shirley. Durante sua explanação a presidente do SEESE, diz que a enfermagem passa por diversos percalços mas tem a grata satisfação de encontrar sempre alguém que relate“ Você fez a diferença na minha vida”. A enfermagem é essencial na vida das pessoas a quem se presta o cuidado.