Em reunião ampliada, realizada no dia 08/07, a diretoria da FNE debateu com os dirigentes dos sindicatos de enfermeiros os encaminhamentos em torno do planejamento para a continuidade da mobilização da categoria pela aprovação do PL 2564/2020. Entre as deliberações está a realização de um Ato Nacional no dia 05/08, em Brasília, em alusão ao Dia Nacional da Saúde.
Entre os sindicatos presentes estavam os que representavam SE, MG, ES, GO, BA, AC, PE, SP, PB e DF. Na oportunidade, os sindicalistas encaminharam que o ato será transmitido em um telão na concentração e por transmissão cruzada nas redes sociais dos sindicatos concomitante com a audiência pública a ser realizada no Congresso Nacional e que debaterá o papel da Enfermagem na defesa do SUS e a sua bandeira de valorização através do PL 2564/2020. Essa proposta foi apresentada pela FNE ao Fórum Nacional da Enfermagem que deliberou trabalhar conjuntamente na organização do evento.
Para o agendamento da audiência, os sindicalistas pedirão apoio ao deputado federal Célio Studart (PV/CE) que é presidente da Frente Parlamentar Mista de Defesa da Enfermagem. Inclusive, a assessoria do parlamentar entrou em contato com a FNE para informar que desejam lançar um Projeto de Lei colocando o dia 30 de junho como dia Nacional de Mobilização da Enfermagem. Uma forma de homenagear os profissionais que realizaram grande mobilização nacional, incluindo paralisação de atividades, em prol da aprovação do PL 2564/2020
Ficou deliberado também a criação de um QG em Brasília pela Valorização da Enfermagem. O objetivo é ter uma base para reuniões e receber as equipes de mobilização no Congresso Nacional. O QG ficaria dentro do prédio da CNTS.
FONTE: Ascom Seese