Durante a reunião ampliada da diretoria da FNE com os sindicatos dos enfermeiros de todo o Brasil, realizada nesta segunda-feira, dia 31/05, a presidenta da FNE, Shirley Morales, fez esclarecimentos acerca das mobilizações em torno do PL 2564/2020, que trata do piso salarial nacional da Enfermagem, bem como, da regulamentação das 30h semanais.
A diretoria da FNE ratificou que o Edital da Assembleia Geral seria publicado no dia 02, e que a maioria dos Sindicatos deveriam realizar suas assembleias estaduais no dia 07/06 ou data próxima. Foi deliberado que haverá um único Ato Nacional no dia 14/06, e que este será realizado em Belo Horizonte/MG, justamente por ser a cidade residencial do senador Rodrigo Pacheco, atual presidente do Senado Federal. Nesse mesmo dia será solicitada a realização de audiências públicas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, acrescido de carreatas e atos públicos respeitando as normas de segurança para evitar aglomerações.
Durante a reunião, a diretoria da FNE informou aos demais dirigentes sindicais que encaminhou ofícios aos gabinetes dos senadores Rogério Carvalho (SE), Rodrigo Pacheco (MG) e Fabiano Contarato (ES), requisitando a inclusão da FNE e CNTS durante as audiências e reuniões que tratarem da discussão do PL 2564.
Ficou acordado entre os Sindicatos de Enfermeiros que não deve haver redução dos valores remuneratórios do PL 2564 e que este tema será levado às Assembleias, a partir do dia 07, no sentido de ratificar esses valores dispostos no projeto.
Entre as deliberações, estão a de compartilhar e massificar artes (plotagem de carro, placas, cards para redes sociais, camisas) únicas e exclusivas de divulgação em prol da aprovação do PL e sensibilização dos parlamentares federais. Será elaborado um documento, subscritos por todos os Sindicatos, abordando a história da luta da Enfermagem, especificamente do PL 2295/2000, que trata da regulamentação das 30 horas semanais, bem como do PL 2564/2020. Aproveitando a oportunidade, a diretoria fez informes acerca da negociação do ACT 2020/2021 da EBSERH e do dissídio de greve.
FONTE: Ascom Seese