A presidenta da FNE, Shirley Morales, participou na noite do dia 23, do encontro dos Fóruns de Residentes e Preceptores em Saúde de todo o Brasil, para tratar de ações em torno do fortalecimento das residências em saúde.
Ficou acordado que a FNE iria contribuir com as articulações políticas no Congresso Nacional, principalmente no que diz respeito ao PL 504/2021 de autoria do Dep. Federal Alexandre Padilha, que trata da criação da Política Nacional de Residência em Área Profissional da Saúde.
Na oportunidade, Shirley falou sobre a precarização do trabalho para os residentes e estudantes como mão de obra precária. “Mesmo formados, eles não são considerados pela justiça como ‘trabalhadores formais’. Porém na Residência, infelizmente, eles são considerados mão de obra barata. E por isso, nós iremos buscar o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, afim de proporcionar garantias aos residentes”, afirmou a presidenta da FNE.
A reunião serviu também para debater sobre o XI Encontro Nacional de Residências em Saúde, bem como, propor estratégias para a organização do Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde.
FONTE: Ascom Seese