A presidenta da FNE, Seese e conselheira membro da Câmara Técnica de Atenção Básica (CTAB), Shirley Morales, a convite da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), participou de uma reunião ampliada no dia 10/08. O objetivo principal foi o debate do fortalecimento nacional das Residências em Saúde e a Agenda Legal junto ao Controle Social do SUS.
Na oportunidade foram feitos vários questionamentos sobre o Plano Nacional. Sendo assim, os conselheiros deliberaram a criação de um grupo de trabalho para fazer apontamentos e sugestões de mudanças mais objetivas no Plano. O diretor substituto do Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (DEGTS/MS), Gustavo Foff, se mostrou receptivo a possibilidade de mudança. Além disso, foi apresentado o plano de fortalecimento das residências e comunicado que o MS irá abrir um edital para preceptores com aproximadamente 1700 vagas.
Questionado sobre a demora de publicar a portaria de designação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), o diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do MEC, Sérgio Henrique da Silva, disse que o Ministério está seguindo os trâmites necessários. Segundo ele, a portaria de designação está em análise do setor jurídico e não deu prazo para publicação, mas, essa seria a última etapa da análise para a publicação.
Sobre a bonificação e reajuste no valor da bolsa-salário, os representantes do MEC e MS falaram que realmente não há nada oficializado quanto a isso, mas foi solicitado o aumento. Sérgio Henrique relatou que o reajuste foi colocado em PLOA e o percentual seria de 23,29%. A previsão é de que a bonificação fique até dezembro e o aumento ocorra em janeiro.
FONTE: Ascom Seese